O Centro de Estudos em Paramiloidose Antônio Rodrigues de Mello (CEPARM) foi fundado em 22 de novembro de 1984 pela Profª Marleide da Motta Gomes. Seu nome foi dado em homenagem ao Prof. Antônio Rodrigues de Mello, ex-professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e médico do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC-UFRJ). Antônio Rodrigues de Mello foi pioneiro no reconhecimento e estudo dos primeiros casos de paramiloidose no Brasil juntamente com a professora Marleide de Motta Gomes. Ele é autor do termo Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF), citando-o, pela primeira vez, em 1959, em monografia apresentada à Academia Nacional de Medicina. O CEPARM funciona junto ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ e, desde 1989, está sob a direção da Drª. Márcia Waddington Cruz.
Seus objetivos são:
- Prestar atendimento multidisciplinar aos pacientes com PAF desde o diagnóstico até o tratamento.
- Desenvolver pesquisas básicas e clínicas em amiloidose ligada à transtirretina (TTR), aumentando o conhecimento da doença.
- Participar de ensaios clínicos terapêuticos em amiloidose ligada à TTR.
- Integrar-se aos demais centros mundiais de referência em pesquisa e tratamento em ATTR.
Contamos com uma equipe de profissionais (médicos, enfermeiras e biólogos) sempre atualizada nos diversos aspectos da doença e pronta para absorver a procura, cada vez maior, por pacientes e interessados em geral pela ATTR. Lembramos que é essencial o paciente estar vinculado a um centro como o CEPARM, capaz de diagnosticar e tratar a ATTR, que ainda é desconhecida para muitos profissionais.
COLABORADORES NA UFRJ
Profa. Débora Foguel
Laboratório de Agregação de proteínas e amiloidoses (LAPA). Instituto de Bioquímica Médica, no Centro de Ciências da Saúde.
COLABORAÇÕES DO CEPARM
Coordenação da elaboração do Protocolo Clínico e Diretrizes terapêuticas da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (CONITEC/SUS) para atenção às Amiloidoses ligadas à TTR. Ministério da Saúde. Governo do Brasil. Maio de 2014 e abril de 2015. Brasília. Incorporado pela CONITEC em 06/2018.